Reino Proctista

O Reino dos Protistas agrupa organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos. Neste reino se colocam as algas e os Protozoários.

PROTOZOÁRIOS
-Os protozoários são seres unicelulares e eucariontes, com estrutura que garante seu funcionamento, realizando as mesmas tarefas básicas de um animal, como respiração, digestão, circulação, excreção, em alguns até uma primitiva coordenação.
   Antigamente eram classificados no reino animal, por realizarem essas funções e serem heterótrofos, no entanto, por serem unicelulares, alguns taxonomistas criaram o reino protista para reunir esses filos de organismos mais simples.


Os protozoários podem ser encontrados em diversos tipos de ambientes



Classificação
-Os protozoários são divididos em quatro grupos, de acordo com as estruturas locomotoras que apresentam:

-Sarcodinos
.Os sarcodinos são representados pelas amebas que se locomovem por meio de pseudópodes.

-Mastigóforos
.Os mastigóforos locomovem-se por meio de flagelos. Alguns são parasitas, ou seja, obtêm alimento a partir da associação com outros seres vivos.

-Esporozoários
.Os esporozoários não possuem estrutura locomotora. Um exemplo é o agente transmissor da malária.

-Ciliados
.Os ciliados locomovem-se por meio de cílios. Alguns exemplos são: Vorticella, Balantidium coli, porém, o mais conhecido é o paramécio, organismo de vida livre.



-Reprodução
-reprodução assexuada dos protozoários pode ocorrer de duas formas:

-Divisão binária: também chamada por alguns autores de cissiparidade, a divisão binária é o tipo de reprodução assexuada em que uma célula se divide ao meio originando duas células idênticas.

Esquema ilustrando a divisão binária em protozoários

-Divisão múltipla: nesse tipo de reprodução assexuada, o núcleo de uma célula se multiplica várias vezes, originando várias células-filhas.

   Muitos autores não consideram a conjugação realizada por alguns protozoários como reprodução sexuada por esse processo não resultar em aumento de indivíduos, enquanto que outros consideram esse processo como sendo um tipo de reprodução sexuada por haver troca de material genético.
   A conjugação é um processo que consiste na união parcial de dois indivíduos que se emparelham e através de uma ponte citoplasmática trocam material genético. Após a troca, esses indivíduos, que passam a ter novas combinações genéticas, separam-se e dividem-se por divisão binária.





ALGAS
-As algas são organismos autótrofos, pois têm clorofila, além de outros pigmentos, logo, realizam fotossíntese.
  Por algum tempo, foram classificadas no reino vegetal, pela semelhança com as células vegetais, mas como são organismos mais simples e não possuem tecidos organizados, foram reagrupadas no reino protista.
  Elas são fundamentais na biosfera, pois constituem a base da cadeia alimentar aquática e realizam a maior parte da fotossíntese do planeta. Muitas são também utilizadas como alimento pelo ser humano, pois apresentam alto teor de proteínas, vitaminas e sais minerais.
As mais abundantes são unicelulares, embora existam algas marinhas com mais de 30 metros de comprimento.

Reino Protista

Classificação
-As algas são divididas em cinco grupos, de acordo com os pigmentos intracelulares:

-Algas verdes ou Clorofíceas
.As algas verdes se caracterizam pela presença de clorofilas A e B e carotenoides, reservas de amido, parede celular de celulose. Podem ser uni ou pluricelulares. Há espécies comestíveis.

-Algas vermelhas ou Rodofíceas
.As algas vermelhas apresentam clorofila A e ficobilina, uni ou pluricelulares, filamentosas e fixadas a substratos. Existem espécies comestíveis.

-Algas Pardas ou Feofíceas
 .As algas pardas se caracterizam pela presença de clorofilas A e C, carotenoides e fucoxantina, parede celular com um polissacarídio, a algina. Elas são pluricelulares e existem espécies comestíveis.

-Algas Douradas ou Crisofíceas
 .As algas douradas possuem formas unicelulares isoladas ou coloniais, sendo importantes componentes do plâncton.

-Pirrofíceas
.As pirrofíceas são algas unicelulares isoladas ou coloniais. Elas fazem parte do fitoplâncton e incluem também os dinoflagelados, responsáveis pelo fenômeno da maré vermelha.



Fontes:
https://www.todamateria.com.br/reino-protista/
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/reproducao-nos-protozoarios.htm
https://www.todamateria.com.br/reino-protista/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reino Fungi

Peixes

Agnatos e Agnatostomados: Aspectos Gerais